domingo, 24 de fevereiro de 2013

PEFE (Celulite)


A sigla PEFE significa Paniculopatia Edemo Fibro Esclerótica, porém, todos conhecem como CELULITE.
Também pode ser encontrada  como: Fibro edema gelóide, Hidrolipodistrofia Ginóide, entre outras.

É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. É caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando o aspecto de casca de laranja ou de colchão. Afeta principalmente as mulheres.

Os fatores que desencadeiam ou agravam a celulite são: fatores hormonais, Sedentarismos, alimentação irregular, predisposição genética, distúrbios circulatórios, gravidez, tabagismos, compressões externas, medicamentos, temperatura, obesidade. 

Classificação

Localização: 

  • Generalizada: em vários partes do corpo;
  • Localizada: em pontos específicos do corpo.



Densidade: 
  • Dura: Em mulheres mais jovens,com vida ativa e que pratica esportes.Apresenta-se compacta, rígida e aderida aos planos superficiais e profundos;
  • Flácida: Observa-se a presença de lipodistrofia difusa, excesso te tecido subcutâneo flácido e microcirculação em evidencia;
  • Edematosa: Aumento do volume gorduroso, produzindo dermatite de contato crônico.


Evolução: 
  • Grau I : Assintomática com leve edema;
  • Grau II Fibrosa: Irregularidade no relevo cutâneo: visível por compressão ou contração muscular, diminuição de temperatura e de elasticidade da pele ( colagenase)
  • Grau III Fibrosa Nodular: Aspecto de casca de laranja, nódulos frios, dor a apalpação, palidez, redução de temperatura e elasticidade da pele;
  • Grau IV Esclerótica: Nódulos maiores e dolorosos, mais visíveis e palpáveis.

Os tratamentos estéticos convencionais mais utilizados hoje, tratam ate o Grau III, o Grau IV é mais cirúrgico, sendo que nesse caso entramos no pós operatório.

Tratamentos existentes hoje:
  • Drenagem Linfática e Massagem Modeladora;
  • Ultra som
  • Radiofrequência
  • Endermologia ou Vácuo
  • Termoterapia
  • Criotermólise
  • Cosméticos
  • Dieta
  • Exercício Físico

Procure sempre um profissional especializado em estética e cuide da sua saúde!!!











sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Importância do Filtro Solar

Com o passar dos anos os raios ultra violetas estão cada dia mais perigosos, gerando uma grande preocupação em relação aos benefícios e malefícios dessa radiação.

Com o aumento do buraco que se formou na camada de ozônio, que tem como função filtrar os raios tipo UVA e UVB, estamos mais suscetíveis as doenças causadas por esses raios. 

A radiação UVA tem como função acelerar o envelhecimento da pele.
A radiação UVB é o grande causador de câncer de pele.

O sol  é importante, pois é o único a produzir a Vitamina D, e também responsável por algumas funções neurológicas  tornando-se assim um antidepressivo. Tem como beneficio sua fonte de luz e calor. 

Com isso devemos tomar sol, mais com cautelas, e nos horários corretos, onde á uma diminuição da radiação, entre as 7 as 10hs e após as 16hs. Por isso é primordial a utilização do FILTRO SOLAR.

O filtro solar reflete os raios solares, pois possuem uma composição que faz com que a pele não absorva esses raios.  Alem disso previne queimaduras graves, manchas, envelhecimento precoce e em casos mais graves o Câncer.

Ele possui o FPS (fator de Proteção Solar), que é o responsável em quantas vezes mais a pele será protegida. 

O FPS mais indicado é 30, mais devemos passar o produto uniformemente em toda a pele, e repassar durante o dia de preferencia de 4 em 4 horas em dias nublados e 3 em 3 horas ou até 2 em 2 horas em dias muito quentes. 

Alguns pesquisadores descobriram que o protetor solar em contato com a água , tem cerca de 70 á 80% de seus efeitos perdidos, por isso quando for se refrescar, ao sair da água lave a região com água limpa e repasse o protetor. Também é removido através dos efeitos mecânicos  como um simples passar de mão na região, deitar, se coçar entre outros.

Eles podem ser encontrados no mercado em forma de Creme, Gel Creme e Gel. 

Em creme é indicado para peles extremamente secas, em gel e gel creme em todos os tipos de pele. 

Hoje os Dermatologistas  indicam os protetores em Gel creme, pois não causa aumento da oleosidade da pele.
Também são encontrados em forma de Pó, Base e junto com Cremes Hidratantes.

A proteção de acordo com o fototipo: 

Os fototipo mais baixos como: I, II e III , pela mais clara, tem mais facilidade em pequenas manchas que podem se desenvolver em um câncer.
Nos mais altos como: IV, V e VI , pele mais escura, tem mais facilidade em grandes manchas, devido já ter o aumento de melanina na pele.




Cuidados diários com pele é muito importante para á nossa saúde.
 Cuide-se