Ela pode ser encontradas em algumas doenças como: Fibrose pulmonar, Cirrose Hepática, Doença de Crohn, Esclerodermia entre outras, ou posterior a cirurgias plásticas .
No caso das Cirurgias Plásticas, ocorre mais na Lipoaspiração, que consiste em uma agressão através de uma cânula, onde a mesma faz uma sucção da gordura do local desejado.
Assim ocorrendo uma reação em cadeia do sistema de defesa do nosso corpo, devido o processo inflamatório, gerando assim edema e dor.
Devido o edema e acumulo de proteínas o funcionamento dos fibroblastos que são responsáveis pela cicatrização, trabalham em excesso e sem orientação, ocorrendo assim uma cicatrização irregular, gerando aderências que prendem a pele ao músculo, deixando a região com ondulações, dolorida, endurecida, sensível e com repuxamento.
Quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior a lesão, mais fibrose.
O aparecimento da fibrose pode ocorrer de 7 a 10 dias após o procedimento cirúrgico.
Tratamento:
- É recomendado iniciar com a Drenagem Linfática no dia seguinte ou ate 3 dias.
Drenagem é uma massagem destinada á melhora das funções do Sistema Linfático por meio de manobras precisas e lentas, que obedecem o seu trajeto, gerando assim redução de edema, aumentando a absorção e transporte do fluxo linfático superficial.
- Após 3 á 10 dias pode-se utilizar o Ultra Som
Ultrassom é uma onda mecânica longitudinal, não audível. A passagem das ondas ultrassônicas pela matéria promove uma vibração das moléculas em torno de sua posição. Desse modo, a energia sonora é constantemente convertida em energia térmica. Utilizado para melhora do processo de reparo da pele, que compõe em 3 fases: Inflamatória, Proliferativa e Remodelagem. Ocorrendo a melhorar da extensibilidade do tecido cicatricial.
- Após 10 dias pode-ser utilizar Endermologia (Vácuoterapia)
É a utilização de ventosagem, a partir de aparelhos eletrônicos que geram uma pressão negativa (vácuo), que realizam uma massagem profunda.
- Após 10 dias pode-se utilizar da Liberação Tecidual Funcional
Técnica manual que consiste na reorganização do tecido cicatricial, promovendo resolução das fibroses e permitindo a recuperação dos tecidos afetados.
- Instantes após a cirurgia utilizar a Cinta Compressiva
Elas ajudam na recuperação e na cicatrização dos tecidos. Exerce uma compressão suave e constante. Dessa forma, o espaço intracelular fica comprimido e o liquido não tem aonde se acumular.
A fibrose é totalmente absorvida após 6 á 12 meses.
Procure um profissional especialista em Pós operatório e inicie suas sessões logo após o precedimento, assim seu resultado será eficaz.